Com o atraso no anúncio dos resultados das eleições presidenciais, a segurança continuou cada vez pior em Cabul, Herat e em outras cidades, prejudicando ainda mais uma economia já fraca. As tensões estão particularmente elevadas no norte do país, mas os afegãos de todas as regiões estão cada vez mais preocupados com o seu futuro.
Um ataque aéreo contra tanques de combustível em Kunduz, em 4 de setembro, provocou um grande número de vítimas civis. O CICV enviou imediatamente uma equipe médica para prestar apoio ao hospital provincial Kunduz. Outros delegados conversaram com as famílias que choravam seus mortos em vilarejos próximos.
O Ministério de Saúde Pública notificou 28 mortes de cólera e/ou diarréia aguda no país nos últimos dois meses. A maioria das mortes aconteceu na região sul e no distrito de Dar-i-Suf, na província de Samangan.
Atividades em setembro de 2009
Visitas a centros de detenção e restabelecimento de laços familiares
O CICV visita regularmente os locais de detenção administrados pela Força Internacional de Assistência à Segurança, pelas forças norte-americanas e pelas autoridades afegãs, onde monitora as condições de detenção e de tratamento que os detidos recebem. A organização também ajuda os familiares separados pelo conflito a se manterem em contato e responde às solicitações de busca de parentes desaparecidos.
Durante setembro, delegados do CICV visitaram vários centros de detenção que mantêm cerca de dois mil detidos e acompanharam os casos de 75 detidos, 48 dos quais o CICV estava visitando pela primeira vez. A organização também pagou os custos de transporte para dez ex-detidos a fim de ajudá-los a voltar para seus vilarejos após terem sido libertados. Mais de 140 Mensagens Cruz Vermelha (breves mensagens com notícias familiares) foram recolhidas das famílias dos detidos com o apoio da Sociedade do Crescente Vermelho Afegão. Os delegados distribuíram quase 500 Mensagens para os detidos.
Promoção do Direito Internacional Humanitário
Lembrar as partes em um conflito sobre sua obrigação de proteger os civis é parte fundamental do trabalho do CICV no Afeganistão. A organização também promove a difusão do Direito Internacional Humanitário na sociedade civil.
Durante setembro, o CICV promoveu apresentações para consultores jurídicos militares sobre a integração do Direito dos conflitos armados no currículo do Exército Nacional Afegão, suas atividades de proteção e as normas que dizem respeito à participação direta nas hostilidades. A organização também apresentou seu mandato e atividades para líderes religiosos, autoridades políticas e jornalistas afegãos.
Saúde
O CICV doou suprimentos médicos para o Hospital Istiqlal destinados ao tratamento de ferimentos provocados por queimaduras provocadas pelo ataque aéreo de Kunduz, em 4 de setembro. A organização também forneceu suprimentos médicos para o Hospital Wazir Akbar Khan e o hospital do Exército Nacional Afegão, de 400 leitos, a fim de tratar as vítimas de um ataque suicida na estrada que conduz ao aeroporto de Cabul, em 17 de setembro.
Os hospitais que recebem apoio do CICV e são administrados pelo Ministério de Saúde Pública em Kandahar e Shiberghan (Província de Jawzjan) trataram mais de três mil pacientes internados e 15.700 mil ambulatórios. Os cirurgiões dos dois hospitais realizaram mais de mil operações cirúrgicas.
Além disso:
- oito postos de primeiros socorros do CICV nas regiões sul e central trataram de mais de 500 pacientes;
- o CICV enviou dois kits com suprimentos médicos de emergência para o Ministério da Saúde Pública em Cabul para serem usados em casos de incidentes com muitas vítimas;
- o CICV forneceu remédios e outros suprimentos não-médicos para dez clínicas do Crescente Vermelho Afegão.
Próteses e serviços de reabilitação
Desde 1988, o CICV trabalha com próteses, atividades de reabilitação e reintegração social dos deficientes físicos, desde vítimas de minas terrestres até pessoas que têm dificuldades de locomoção. O CICV administra centros de prótese e ortopedia em Cabul, Mazar-i-Sharif, Herat, Gulbahar, Faizabad e Jalalabad, além de oferecer um serviço atenção domiciliar para os pacientes com lesões na espinha dorsal e de prestar apoio médico, econômico e social para eles e suas famílias.
Durante setembro, o CICV:
- cadastrou quase 350 novos pacientes, dos quais mais de 60 eram amputados;
- assistiu mais de 4.600 pacientes já castrados nos seis centros do CICV em todo o país;
- fez mais de 700 próteses e serviços ortopédicos;
- conduziu mais de dez mil sessões de fisioterapia;
- concedeu empréstimos de micro-crédito para 24 pacientes de forma que eles pudessem dar início a seus próprios negócios;
- ajudou no treinamento vocacional de mais de 230 pacientes; 25 deles concluíram o treinamento no período em questão;
- fez mais de 450 visitas domiciliares como parte do seu programa de atenção doméstica, que ajuda a mais de 1.300 pacientes com lesões na espinha dorsal e treina suas famílias a conviver com o problema e cuidar de seus parentes acometidos por este tipo de lesão.
Água limpa e saneamento seguro
Engenheiros hídricos do CICV estão trabalhando com as autoridades afegãs responsáveis pelo abastecimento de água em vários programas nas zonas rural e urbana. Além disso, a organização promove a higiene nas madrassas, nos centros de detenção e nas casas particulares.
Durante setembro, o CICV:
- continuou trabalhando em dois projetos de saneamento que fornecerão água para mais de 14 mil pessoas em Herat e Laghman;
- conduziu sessões de higiene para mais de 5.500 pessoas em comunidades urbanas em Cabul, Herat, Farah, Jalalabad, Kandahar e Mazar;
- continuou melhorando o fornecimento de água e as condições de saneamento em três prisões provinciais, beneficiando assim mais de mil detidos;
- concluiu dois projetos rurais de abastecimento de água e continuou trabalhando em outros oito projetos nas províncias de Cabul, Bamyan, Herat, Nangahar, Baghlan e Balkh; esses projetos devem garantir água limpa para mais de 40.700 pessoas;
- deu prosseguimento às obras de reforma do Hospital Mirwais em Kandahar.
Comida e outros gêneros essenciais
O CICV distribuiu arroz, feijão, ghee, açúcar, sal, chá e gêneros não-alimentícios para quase 500 famílias afetadas pela violência no sul e no leste do Afeganistão.
Cooperação com o Crescente Vermelho Afegão
As enchentes danificaram ou destruíram as casas de centenas de famílias na área de Jalalabad depois das fortes chuvas no final de agosto. Com a ajuda do Crescente Vermelho Iraniano, o Crescente Vermelho Afegão ajudou cerca de 500 famílias que vivem na região atingida.
O CICV presta assistência técnica e financeira para o Crescente Vermelho Afegão, a fim de ajudar a organização a oferecer serviços à comunidade e implantar uma série de programas, incluindo sessões de treinamento de primeiros socorros para voluntários baseados nas comunidades.
O Comitê celebrou o aniversário de 60 anos das Convenções de Genebra em 12 de agosto com o lançamento da segunda fase de uma pesquisa sobre as consequências dos conflitos armados sobre os civis. A pesquisa abrangia oito países, incluindo o Afeganistão:
Pesquisa do CICV sobre o impacto dos conflitos armados sobre os civis – perspectivas do Afeganistão. (em inglês)