Página inicial
  English
  Arabic
  Russian
  Chinese
Ajude as vítimas da guerra: faça hoje uma doação ao CICV!
  NO ENGLISH TITLE
irak-update-090608
5-06-2008  Relatório de operações  
Atividades do CICV no Iraque em maio
Muitos iraquianos continuam sofrendo com a explosão dos combates que atingiu algumas regiões do país nos últimos meses. Enquanto a população de Mosul está voltando à vida normal lentamente depois de meses de violência armada, a situação continua tensa em outras áreas. A falta de infra-estrutura adequada para garantir o abastecimento de água e o acesso à assistência médica continua trazendo graves conseqüências para a população.

Centenas de casas na Cidade Sadr foram destruídas durante o conflito, deixando as famílias ainda mais vulneráveis que antes em uma área onde os serviços básicos não funcionam. A população continua muito dependente da assistência humanitária para o abastecimento de água e assistência médica de urgência.

Além disso, como resultado direto da seca que afeta a maior parte do país, a escassez de abastecimento de água já está chegando a níveis críticos. Os hospitais do norte não têm suprimento suficiente para tratar doenças trazidas pela água, como a diarréia.

Visitando os detidos para avaliar suas condições

Em maio, o CICV visitou mais de 3 mil detidos no campo Remembrance II, perto de Bagdá, controlado pelas Forças Multinacionais. Os delegados do CICV visitaram, individualmente, mais de 300 detidos para avaliar as condições e o tratamento que recebem na prisão. As observações e recomendações foram transmitidas às autoridades carcerárias. No norte do Iraque, o CICV visitou dez instalações carcerárias controladas pelo governo regional do Curdistão. Também forneceu ajuda para sete detidos com deficiência física, na prisão federal de Forte Suse.

A troca de Mensagens Cruz Vermelha permite às famílias manter contato com seus familiares detidos. O CICV ajudou no envio de mais de 15.500 mensagens entre os detidos e seus familiares.

O CICV também ajudou na repatriação de um cidadão paquistanês que havia sido liberado do campo Remembrance II em 4 de maio. Desde o início do ano, 14 detidos estrangeiros foram repatriados voluntariamente para seus países de origem com a ajuda do CICV em cooperação com as embaixadas relacionadas.

Água potável para 100 mil pessoas

Devido à seca que afeta a maior parte do país, os rios baixaram para níveis alarmantes. A população está prejudicada com os crescentes desabastecimentos devido às restrições no bombeamento de água. Em maio, o CICV reconstruiu e ampliou a estrutura da Unidade de Tratamento de Água Al Sinak, em Bagdá (na margem esquerda), até o Rio Tigre, melhorando o acesso à água potável para cerca de 100 mil pessoas.

Desde o início de 2008, o CICV completou oito projetos de reforma, melhorando a qualidade e quantidade de água para 300 mil pessoas em todo o Iraque.

Ajudando os hospitais a lidar com as emergências

Como resposta emergencial aos repetidos confrontos em Diyala e em Sadr, em maio em Bagdá, o CICV forneceu 13 toneladas de suprimentos médicos para seis hospitais, para ajudá-los a lidar com o elevado fluxo de feridos.

O CICV também entregou três toneladas de um substituto de plasma e infusões para o Hospital Geral Al Mawanea, em Basrah, para compensar a grave escassez de sangue na região.

Durante o mesmo período, quatro toneladas de material médico foram entregues para três hospitais e para um centro de assistência médica básica nos províncias de Kirkuk e Ninawa para ajudá-los a manter o serviço médico.

Na província de Sulemaniyah, os hospitais não tinham o material necessário para tratar as graves diarréias causadas pela atual seca que afeta a região. O CICV enviou fluídos, sais de reidratação oral e materiais injetáveis para o Hospital Al Joumhori e o Hospital Pediátrico em Sulemaniyah, com a intermediação da Secretaria de Saúde.

Alimentos e outros gêneros essenciais para as famílias vulneráveis

Em maio, o CICV distribuiu alimentos e outros gêneros essenciais para 1.500 famílias vulneráveis nas províncias de Diyala, Bagdá, Anbar, Erbil e Najaf.

A fim de atender melhor às necessidades da população que mora no sul do país, o CICV montou um novo depósito em Basra para complementar as estruturas já existentes em Erbil e Bagdá. Com uma superfície total de 2 mil metros quadrados, o depósito tem capacidade para armazenar 1 mil kits familiares (alimentos e outros gêneros básicos).

Treinamento ortopédico para melhorar o atendimento ao paciente

Em maio, o CICV forneceu treinamento para três técnicos em ortopedia recentemente graduados, que trabalham no novo centro ortopédico Falluja. O objetivo do curso, realizado no centro de reabilitação física do CICV em Erbil, foi melhorar o preparo técnico e prepará-los a oferecer um serviço melhor aos pacientes.

O Centro de Reabilitação Física construído pelo CICV em Falluja, localizado dentro do recém construído complexo do Hospital Geral de Falluja, estará pronto para receber seus primeiros pacientes em junho. O CICV vai fornecer um gerador, um tanque de água e todo o equipamento protético e ortopédico necessário, incluindo matéria-prima para a produção de próteses de boa qualidade.

©ICRC
Campo para os deslocados internos em Sulaymaniyah , Iraque.
©ICRC
Material de ajuda do CICV para os deslocados internos em Basra, Iraque.
©ICRC
Campo Al Waleed, Iraque. Água potável para os deslocados internos.

Outros documentos nesta secção
No mundo > Próximo Oriente e África do Norte > Iraque 


Voltar ao princípio da página
Página inicial | Mapa do site | Pesquisa | Novidades | Contactos | Copyright
© 2009 Comité Internacional da Cruz Vermelha
5-06-2008