Página inicial
  English
  Arabic
  Russian
  Chinese
Ajude as vítimas da guerra: faça hoje uma doação ao CICV!
English title: Iraq: final long journeys to camp Bucca for families of detainees
iraq-update-191009
19-10-2009  Relatório de operações  
Iraque: fim das longas viagens das famílias dos detidos ao campo Bucca
Com o fechamento do centro de detenção norte-americano no Campo Bucca, o CICV concluiu seu programa de visitas familiares que ajudava a custear a viagem das famílias que iam a Bucca para visitar seus parentes detidos no campo. Este relatório é uma atualização das atividades do CICV no Iraque, em setembro de 2009.

Panorama

Em setembro de 2009, as famílias iraquianas viajaram pela última vez para o Campo Bucca, o centro de detenção norte-americano perto de Basra, no extremo sul do país, para visitar seus parentes detidos no local. Com o fechamento do centro, o CICV concluiu seu programa de subsídio às visitas familiares que permitiu que dezenas de milhares de famílias visitassem seus parentes detidos no local.

As viagens não eram apenas longas e perigosas, mas também representavam um fardo econômico para as famílias. A partir de setembro de 2005, o CICV começou a tentar reduzir esta carga, cobrindo parte das despesas. "As famílias visitavam seus parentes todos os dias e tínhamos de estar aqui para ajudá-las", afirmou Thamer, oficial de terreno do CICV. "As famílias compartilhavam suas histórias e lágrimas conosco. Havia momentos em que aconteciam até 350 visitas por dia. Estes eram dias de trabalho intenso".

Durante os quatro anos de existência do programa, cerca de 30 mil detidos receberam 146 mil visitas de seus parentes, com o apoio financeiro do CICV.
Restabelecer e manter os laços entre os detidos e suas famílias continua sendo uma das prioridades do CICV no Iraque e em todos os países em que a organização realiza seu trabalho humanitário.

Ajudar as famílias vulneráveis durante o Ramadã

Mapa: CICV distribui alimentos e utensílios domésticos durante Ramadã Descarregue mapa completo - Formato PDF .

Hoje em dia, no Iraque, as famílias vivem em condições difíceis e muitas delas lutam para sobreviver. Fazer uma costumeira refeição especial com a família durante o mês sagrado do Ramadã é uma tradição importante da qual muitos membros vulneráveis da sociedade, como os chefes de lares liderados por mulheres, deficientes físicos, órfãos e idosos não podem participar.

Durante o mês sagrado do Ramadã, o CICV distribuiu comida e utensílios domésticos para mais de 46.500 vulneráveis nas províncias de Anbar, Babil, Bagdá, Basra, Diyala, Kerbala, Kirkuk, Missan, Najaf e Salah Al-Din. A distribuição foi feita em cooperação com as autoridades locais e algumas organizações não-governamentais.

Além da ajuda fornecida, o CICV também realiza projetos com o objetivo de ajudar as pessoas a recuperarem a autossuficiência econômica.

Em setembro, o CICV:

  • organizou uma feira de distribuição de animais perto do vilarejo de Rahmanya, na província de Ninawa, onde doou 280 cabeças de ovelhas produtivas, 11 carneiros e 17 toneladas de cevada para 420 pessoas para ajudá-las a retomar sua produção de rebanho;
  • vacinou mais de 26 mil ovelhas e quase 1.500 cabras na província de Kirkuk contra varíola, protegendo assim os meios de subsistência de 720 pessoas em 53 vilarejos nos subdistritos de Qadir Karam e Takya Jabari.
    Treinamento de pessoal médico em gestão de traumas e controle de infecções

Ao longo de setembro, o CICV manteve seu apoio aos hospitais e centros de saúde, fornecendo suprimentos e equipamentos médicos para que possam lidar com os casos de feridos em massa.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o CICV continua treinando equipes médicas de todo o Iraque no Hospital de Emergências Sulaimaniya e no Hospital de Residência Médica Al Sadr, em Najaf, para ajudá-las a lidar com traumas e a evitar e controlar a disseminação de infecções. Seiscentos médicos e enfermeiros se beneficiarão deste programa, que começou em maio de 2009 e se estenderá por dois anos.

No Hospital de Emergência Sulaimaniya, 95 dos 108 participantes do curso de traumatologia dirigido para médicos foram aprovados no exame final, e todos os 35 participantes do curso para enfermeiros concluíram o exame com êxito. No Hospital de Residência Médica Al Sadr, 22 dos 24 enfermeiros inscritos no curso de traumatologia foram aprovados no exame final.

Reforma da sala de arquivo no Centro Al Zubair Martyr

Como consequência dos vários conflitos recentes que atingiram o Iraque, milhares de pessoas desapareceram e ainda se desconhece o que aconteceu com elas. A agonia e o desespero de suas famílias é incessante. Os restos mortais dos soldados que desapareceram durante a guerra Irã-Iraque e a Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991, são levados para o Centro Al Zubair Martyr, em Basra. Depois de ajudar a aumentar a capacidade de armazenamento do centro no início deste ano, o CICV ajudou a reformar a sala do arquivo e a instalar um sistema de arquivo em setembro.

O CICV apoia as autoridades desde 2003, em seus esforços para determinar o que aconteceu com os desaparecidos.

Visita a detidos

O CICV visita regularmente os centros de detenção para monitorar as condições de detenção e tratamento de detidos. Em setembro, os delegados do CICV visitaram detidos:

  • no centro de custódia norte-americano em Remembrance II, na província de Bagdá;
  • detidos sob a autoridade do Ministério da Justiça na prisão Ma’aqal, província de Basra, e na prisão Fort Suse, província de Sulaimaniya;
  • detidos sob a responsabilidade do Ministério do Interior nas delegacias de Ramadi e Khalis;
  • detidos sob a autoridade do Ministério do Interior e de várias forças de segurança no norte do Iraque em cinco prisões, nas províncias de Erbil, Dohuk e Sulaimaniya;

Também em setembro, o CICV ajudou uma cidadã indonésia que foi libertada de uma prisão em Erbil a viajar de volta para seu país.

Os detidos e suas famílias continuaram usando as Mensagens Cruz Vermelha, recolhidas e distribuídas pelo CICV e pelo Crescente Vermelho Iraquiano, para se manterem em contato. Em setembro, quase 6.700
Mensagens Cruz Vermelha foram trocadas dentro do Iraque e com parentes em outros países.

Ainda em setembro, o CICV emitiu documentos de viagem para 99 refugiados palestinos do Campo Al Waleed, na província de Anbar, para permitir que eles viajassem para os Estados Unidos, onde serão reassentados com a ajuda do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e da Organização Internacional das Migrações.

Fornecimento de água limpa

A reforma e a melhoria da infraestrutura do abastecimento de água é uma das atividades do CICV que está em curso em todas as áreas do Iraque. Em setembro, o CICV:

  • consertou e ampliou o centro básico de saúde Bazwaya, na província de Ninawa, que serve a cerca de 30 mil pessoas na área, das quais cerca de 15 mil são deslocadas internas;
  • instalou os poços para produzir água potável em Nakheeb, na província de Anbar, que servem a 4.500 pessoas;
  • aumentou a capacidade de armazenamento e consertou a unidade compacta que abastece água no Hospital Psiquiátrico Al Rashad, na província de Bagdá. Como resultado desta medida, agora o hospital possui seu próprio abastecimento de água potável e não precisa mais que o CICV leve caminhões-pipa, tal como o fez nos últimos quatro anos.

Foram levados caminhões-pipa a:
  • 4.500 deslocados e para o Hospital Geral Al Imam Ali, na Cidade Sadr, Bagdá, e para o Hospital Geral Al Kindi e o Hospital de Residência Médica Al Yarmouk, também em Bagdá;
  • para o campo Qalawa Quarter em Sulaimaniya, que abriga cerca de 360 deslocados internos. A quantidade de água distribuída aumentou em setembro devido à onda de calor que atingiu a região e como um gesto de gentileza durante o mês sagrado do Ramadã.
Promoção do Direito Internacional Humanitário

De acordo com seu mandato, o CICV difunde os conhecimentos sobre o Direito Internacional Humanitário, também conhecido como direito do conflito armado, e trabalha para promover o seu cumprimento. Em setembro, o CICV organizou seminários e apresentações sobre Direito Internacional Humanitário para vários tipos de público em todo o Iraque.

Outros documentos nesta secção
No mundo > Próximo Oriente e África do Norte > Iraque 

Voltar ao princípio da página
Página inicial | Mapa do site | Pesquisa | Novidades | Contactos | Copyright
© 2009 Comité Internacional da Cruz Vermelha
19-10-2009